quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Santa Marta - Fundación Mariposas Amarillas

Estou desde a semana passada fazendo o trabalho voluntário com crianças na fundação Mariposas Amarillas. Eles não são ligados ao governo e a ajuda que têm são de voluntários e de doações. Atuam em 2 bairros: Fundadores e Oasis, no primeiro com uma escola pela manhã, e no segundo, que é o que eu fui, como um centro de atividades, ou reforço escolar.







Assim é o bairro:





1. Os voluntários são geralmente europeus, canadenses ou americanos. Eu fui uma grande surpresa pra a coordenadora. Tanto que ela passou direto por mim, pois não achou que era eu a nova voluntária, e no bairro também fui questionada sobre minha nacionalidade pois "você tem cara de latina e os outros que vêm aqui não.".
2. Escolhi esta organização porque eles já atuam há tempos com voluntários e achei que poderia apoiar em algo já planejado, mas não é assim. Eles não dão direcionamento o que é ruim pois os voluntários vêm, ficam alguns meses, e vão embora, e cada um decide o que e como fazer. Fiquei muito perdida nos primeiros dias e menos perdida nos outros. Conversei com uma inglesa que trabalha no outro bairro e ela disse a mesma coisa.
3. As crianças precisam de tudo. São carinhosas. Não hora da chegada correm pra nos receber no táxi e na de ir embora vão dando a mão ou dependuradas nos voluntários.
4. Dias de quinta eles têm esportes, as meninas pulam corda, os meninos jogam bola. Senti falta de atividades diferentes.
5. Os voluntários fazem um quizz em um albergue, o La Brisa Loca, para arrecadar fundos para a fundação.
6. Não há como fazer doações pela internet, e uma voluntária está tentando resolver isso. Tomara que dê certo.
7. O meu tempo foi curto e eu queria fazer coisas que não dava. Se eu soubesse teria vindo com coisas prontas, mas eu não imaginava que dependeria tanto do voluntário.
8. Você vai passando no bairro e todo mundo te cumprimenta. Ontem uma mulher pediu que tirássemos foto da filha dela. Um dia um menino que nem está no projeto veio correndo e me abraçou. Tem preço isso?
9. Mesmo sem o direcionamento que eu esperava e por pouco tempo, valeu a pena DEMAIS ajudar. E vou sentir saudades.

Agora vou-me que hoje é meu último dia por lá. Fiz brigadeiros! :-)

9 comentários:

  1. Oi De, que bacana! Com certeza é uma experiência única!! Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que tinha essa possibilidade de viajar e fazer voluntariado ao mesmo tempo, muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, existem muitas opções mundo afora. Quando pesquisei me surpreendi. Neste link tem uma lista de exemplo:http://www.volunteersouthamerica.net

      Excluir
  3. Nossa..que legal... deve ser uma experiência gratificante mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Della, sou de Porto Alegre e tenho 22 anos. Estou indo para Colômbia em outubro. Vou viajar pelo país e também quero fazer trabalho voluntário por 4 semanas, uma das opções que encontrei foi a Fundación Mariposas. Tu recomendaria? E, com relação à acomodação, como tu fez?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Dani Lima! Eu recomendo sim, apesar de ter achado desorganizado. Sugiro que você leve coisas daqui para fazer, vá já com um projeto, idéias de atividades. Quando entrar em contato com a Fundación por e-mail, indique o que você quer fazer. Como o trabalho não é direcionado, senti falta disso, e eles ficam esperando que você já leve alguma coisa. Quanto à acomodação, muitos voluntários ficam no hostel La Brisa Loca - http://www.labrisaloca.com/, inclusive as reuniões são lá e a saída pra o trabalho é de lá também. Eu fiquei uns dias em um albergue, que tem quarto privado com opção de ar condicionado (lá é quente pra caramba, peguei 44º), o Aluna - http://alunahotel.com/. Outros dias fiquei numa casa de família indicada pela Fundación e sofri HORRORES. Valeu pela convivência e experiência, a família foi ótima comigo e eu gosto de viver a cultura do local, mas o quarto era muito quente, o ventilador resolvia pouco, e ficava colado na cozinha. Cheirava comida a qualquer hora rsrsrsrs. A casa até tinha outro quarto pra visitas, mas estava ocupado por outra voluntária. Mas basta você ver a casa antes e dizer se quer ou não. Abraço!

      Excluir