quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cartagena de Indias - City Tour

Em Cartagena fiquei hospedada dentro da cidade amuralhada. Realmente foi a melhor opção pois é bem segura e os pontos mais turísticos estão ali. Mas existe a cidade fora que eu também queria conhecer então fiz 2 tours.

Tour dentro da cidade amuralhada

Fiz este a pé. Fui até um centro de informações turísticas perto da Torre del Reloj
e me deram um mapa que já tem uma sugestão para fazer o tour. Caminhar pelas ruas estreitas e ver a arquitetura das casas é uma delícia.




Fui a 3 museus: ao Museu del Oro, que é interesante mas não foi o que mais gostei; ao Museu de São Pedro Claver que não gostei: mal cuidado, ambientes fechados e úmidos sem ar condicionado o que danifica os objetos expostos, não tem ninguém vigiando durante a visita ou câmeras, ou seja, quem quiser pode estragar mais ainda, e ainda tinha um gato no andar de cima que reclamou quando subi as escadas; e ao Museu Historico - Palacio de la Inquisición, que eu AMEI! Museu lindo, textos ótimos, objetos expostos incríveis. Aprendi coisas interessantes, como que eles pesavam as pessoas para saber se eram hereges. Por exemplo,mulheres muito leves davam indício de serem bruxas, pois o pouco peso facilitaria seus vôos. São exibidos também objetos de tortura e execução como forca e guilhotina. A maioria não tive coragem de fotografar. Eles mostram também as "rezas" que as bruxas faziam pra arrumar marido ou afastar coisas ruins. Parecem essas correntes que o povo faz hoje em dia. Igualzinho.

Pena que por horas só consigo adicionar aqui fotos do celular, e não achei desses museus. O que é estranho porque lembro de ter tirado.

Pra comprar artesanatos gostei mais deste local, que fica perto da calle las bovedas.



Tour fora da cidade amuralhada

Fiz este tour de ônibus. Comprei um ticket que dava o direito de usar por 24 horas, podendo descer e subir quantas vezes quisesse. Eles dão um fone de ouvido e ao lado das cadeiras tem o lugar pra colocar e as opções de idiomas; bem padrão com o resto do planeta que eu conheço.



A praia em Cartagena não é boa pra banho, apesar de ter alguns locais em que as pessoas vão.



Olha os prédios dos bairros chiques. Achei legal que eles são geralmente brancos com vidros azuis ou verdes, pra combinar com o ambiente de praia. Realmente fica muito bonito.



Desci do ônibus 2 vezes. A primeira para ir ao Castillo San Felipe.



Já haviam me dito que era legal e é verdade. De lá de cima dá pra ter uma boa visão da cidade.



E ele é interessante com seus canhões e muitos túneis estreitos. Eu entrava em um lugar e saía em outro que nem imaginava.

Tem também uns canhões apontando pra cima que eram dos ingleses. Os ingleses perderam uma batalha e foram obrigados a colocar os canhões no castillo desse jeito.



O outro lugar que desci foi na av. San Martin em Boca Grande, porque eu havia visto umas lojas de artesanato e queria ver de perto. Não valeu a pena... vendiam mais produtos paraguaios que artesanato e o que tinha não era bom.

Mas tinha que acontecer algo diferente

O que eu fiz? Olhei no papel dado pelo City Tour o horário e local onde pegaria o ônibus para voltar pra a cidade amuralhada. Achei estranho porque tinha muita gente esperando e o ônibus antes estava sempre vazio. E ônibus já estava lá esperando mas com as portas fechadas. Quando abriu, eu subi junto com a multidão, aliás multidão mal educada que saiu empurrando e guardando lugar. Nem pediram pra ver os tickets. Tinha um menino ouvindo música no celular sem fone de ouvido. Sentei lá em cima e fiquei contente porque não precisaria dar a volta toda de novo. Mas antes da minha paradameu o ônibus entra em um local estranho que não estava no roteiro e TODO MUNDO DESCE. Todo mundo menos eu, claro. Fui pra a parte de baixo e uma mulher da empresa ficou me olhando. Falei que iria pra a Torre del Reloj e ela disse que aquele era um tour privado e que eu devia ter perguntado (hã? É o que minha senhora?) Expliquei que o ônibus era igual, estava no lugar de onde o ônibus deveria sair e no mesmo horário. Por que eu iria perguntar alguma coisa? Aí perguntaram onde eu iria descer, eu falei e tudo bem. De repente ela pergunta: você não quer descer em San Filipe e lá pegar outro transporte para a cidade amuralhada (hã? É o que minha senhora?) Eu disse que não. Queria descer na torre mesmo.

Então pessoa, mesmo ônibus sendo exatamente igual, no lugar certo e na hora certa, pergunte, pois você pode ser a pessoa errada!

2 comentários:

  1. Della, totalmente a sua cara subir no ônibus errado! ahahahahhahahaha
    Fiquei feliz em saber que se fosse naquela época, DEFINITIVAMENTE, eu não seria considerada herege! rs rs

    Você ta blogueira demóiss!!
    Comentários beleza agora! Sem a verificação... de blog eu entendo pq já tive uns 10. Nenhum foi pra frente, mas ficou a experiência. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Kkkkk foi muito engraçado.
    Nem eu, quer dizer, não seríamos consideradas bruxas. Quem passava do peso também tinha alguma culpa no cartório.

    ResponderExcluir